23 de setembro de 2013

Lâmpadas fluorescentes, como melhor utilizá-las?


                     O governo brasileiro vem trabalhado para extinguir do mercado as lâmpadas incandescentes, e como substituta, as lâmpadas fluorescentes vem iluminando casas propondo economia e menor emissão de calor. O que poucas pessoas conhecem, são como utilizá-las nos diversos ambientes em que estão inseridas, resultando na má utilização de algo que veio para simplificar nossas vidas.
Lâmpadas fluorescentes são caracterizadas como luz fria, devido à sua baixa emissão de calor. Elas podem ter um aspecto mais branco, mais azulado ou mais amarelado. O que define este aspecto é o que chamamos de “Temperatura de Cor” da lâmpada – que não está relacionado à emissão de calor. A Temperatura de Cor é dada em graus kelvin (K). Sendo assim, uma lâmpada branca amarelada tem sua temperatura de cor por volta de 3000k, e uma lâmpada branca azulada por volta de 6400k.
Quanto maior for a Temperatura de cor de uma lâmpada, maior será a sensação de luz fria (azul) causada pela iluminação. Vale lembrar que a luz proveniente de lâmpadas fluorescentes, podem sim, distorcer as cores dos objetos, alimentos e pele das pessoas. Mas isso não é regra geral e independe da sua Temperatura de Cor.
“O que define o quanto uma lâmpada vai ou não distorcer as cores do que está sob ela é o parâmetro IRC – Índice de Reprodução de Cor”.
Um bom Índice de Reprodução de Cor para lâmpadas fluorescentes gira em torno de 80. A luz do sol – que é tida como referência perfeita – tem IRC igual a 100, e curiosamente, as lâmpadas incandescentes, por ter sua luz emitida pelo calor, tem o IRC 100.
A Temperatura de Cor não influi na qualidade da reprodução de cor. Pode haver lâmpadas amareladas, brancas e azuladas com IRC excelente, assim como pode haver lâmpadas amareladas, brancas ou azuladas com IRC ruim.
As lâmpadas de primeira linha costumam utilizar o trifósforo e possuem excelente reprodução de cores, tanto “brancas” ou “amareladas”, sendo elas fluorescentes compactas ou fluorescentes tubulares.
A qualidade de uma lâmpada fluorescente reflete em um IRC baixo ou alto, vulgarmente falando, uma lâmpada de má qualidade distorcerá as cores de uma maquiagem, roupa, alimento, fazendo com que o usuário só perceba a irreal cor à luz do dia, ou em uma lâmpada de maior IRC, e isso independe de sua temperatura de cor.
Ao comprar uma lâmpada, verifique o IRC e opte pelas mais amareladas, indicadas para ambientes internos ou externos, com cores vibrantes (vermelhos, laranjas e amarelos), e deixe as mais brancas para ambientes com cores suaves (azuis, verdes, rosas), mas isso não é uma regra pré-definida.
O indicado, sempre, é procurar o auxílio de um profissional, para que o mesmo indique as lâmpadas corretas, quanto a sua temperatura de cor, índice de reprodução de cores, luminância, fluxo luminoso, e determine a quantidade de lux ideal para seu ambiente, sem perca ou excesso, concretizando-os em um projeto luminotécnico. 

Invista em iluminação! A luz é o que o olho humano primeiro percebe e pode transformar o seu ambiente.


Quem sou eu: Luan Marchiori
Graduado em design de produto, pós graduado em design de interiores e em lighting design.
Consultor Pontal Iluminação
28 3536 3415


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Pontal Agradece seu Comentário em nosso post!